O que o projeto de decoração de casamento envolve e como garantir o clima que imaginam

Atualizado: Mai 18

O que o projeto de decoração de um casamento envolve?

Por que ocupa uma fatia grande do orçamento?

Como organizar as ideias e escolher a equipe?


A maioria dos casais que chega até a gente, já viu fotos dos #casamentosodoux, ou segue o nosso instagram e fala muito sobre as decorações que os nossos noivos tiveram.


Essas dúvidas acima são recorrentes, então o post de hoje é para esclarecer todas elas!

Bom, a primeira coisa é entender O QUE O PROJETO DE DECORAÇÃO ENVOLVE.


No Rio, os lugares costumam ser locados vazios. Então, a equipe de decoração centraliza tudo que vai compor o cenário. E ai, estamos falando não só de estética, mas de estrutura e layout.


Paisagismo, velas, mobiliário, flores, tecidos, iluminação, tapetes, objetos decorativos, toldo, piso, inclusão de banheiros extras. De fato é um mundo à parte dentro da organização do casamento e por isso ocupa uma fatia grande do orçamento.




É importante que ESCOLHAM A EQUIPE NO COMEÇO DO PLANEJAMENTO.


Nos #casamentosodoux, decoração vem logo depois da escolha do local e do buffet, porque o projeto é a grande espinha dorsal do casamento. Como falamos, não passa só por estética, mas também por estrutura e layout.


O contato sempre ativo entre assessoria e decorador garante que a estética esteja sempre aliada à funcionalidade da festa. Se o buffet vai precisar de pontos físicos, se teremos mesa posta, quantas cadeiras o grupo ao vivo da cerimônia vai precisar (caso se aplique).


Tudo deve passar pelo intermédio da equipe de organização. Onde a noiva vai se arrumar, por onde ela e o cortejo entram na cerimônia, onde os padrinhos sentam, os pais, por onde será a saída, onde serão as fotografias protocolares, onde os noivos jantarão, por onde eles entram na festa, eles farão corte simbólico e brinde no bolo antes de entrar na festa? É caminho até a pista? Citamos exemplos dentro dos protocolos mais pedidos, mas cada casamento assume um cronograma, e a planta de decoração deve estar sempre em sintonia com ele.


No exemplo abaixo, cadeiras diferentes para pais e padrinhos perto do altar (decoração: Menta e Pêssego).



Além disso, o projeto de decoração ocupa uma fatia grande do orçamento, então iniciar o projeto o quanto antes, garante que gastos escondidos sejam estimados e incluídos na planilha de estimativas/custos.


Depois, pensem que A DECORAÇÃO GARANTE QUASE TODO O CLIMA DA FESTA


Aconchego, luz indireta, pista bem localizada, bar estrategicamente posicionado, espaço para circulação (tanto dos convidados quanto das equipes).


Então, definir junto com o parceiro qual clima vocês pretendem para o dia é fundamental antes do contato com a equipe de decor. Mais formalidade, mais dinamismo, mais animação, aconchego? Sentem, abram um vinho, e pensem em tudo isso juntos. O formato do casamento vai definir os primeiros passos do projeto de decoração.


Na foto abaixo: Registro da Love Shake e projeto de decoração Andrea Kapps.


COMO ORGANIZAR AS IDEIAS E REFERÊNCIAS:


Existe uma plataforma chamada Pinterest, que funciona como um grande banco de imagens, é uma ferramenta prática, colaborativa e muito útil para compartilhar inspirações. Se vocês ainda não tiverem, criem e comecem a alimentar o perfil com referências que vocês curtem.

Nessa hora vale separar referências não só de casamentos, mas de arquitetura, interiores, galerias, obras de arte. Tudo isso ajuda a equipe a entender quem vocês são.


Não se preocupem na conexão entre as coisas e como elas serão usadas, essa função é do decorador. A ideia aqui é organizar o que vcs gostam ou não pra passar pro decorador.




SEJAM REALISTAS COM O ORÇAMENTO.

E, pra isso, ter uma equipe de assessoria garante que vocês já tenham ideia de quanto custa uma decoração no lugar que escolheram, o que vai ser necessário montar de estrutura extra, e que as indicações das equipes de Decor sejam de acordo com isso.


Depois, o casamento pode ser lindo de várias maneiras, então ter um boa equipe comandando o projeto de decoração é importante para ajudar a usar o seu orçamento da melhor maneira possível para ter um resultado estético de maior impacto.




Depois, lembrem que casar ao ar livre é lindo, mas TENHAM SEMPRE UM PLANO B NA MANGA.


E um plano B que não fruste vocês, que seja 'igualmente' lindo e especial. No momento das visitas para escolha do local, já olhem os espaços com isso em mente. Se tiver um toldo aqui, a cerimônia ainda vai ficar como queremos? E se precisarmos usar aquele espaço coberto ali?


E, no caso de toldos, pensem em estruturas com pé direito alto.



Por fim, acima de tudo, vocês devem CONFIAR MUITO NO DECORADOR.


Ter liberdade de criação é o ponto chave para tornar o cenário inovador, harmônico e ir além das referências.


Que seja um dia lindo!





31 visualizações

douxmariage@gmail.com

Rio de Janeiro, Brasil  + 55 (21) 98143-0604 

 

Lisboa, Portugal   + 351 913 759 587 

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Pinterest
  • Preto Ícone Facebook