top of page
Buscar
  • Carla Avena

Como escolher o serviço de buffet ideal para o casamento

Atualizado: 10 de mai. de 2022

O primeiro ponto a se observar é o horário da recepção e a proposta que vocês têm em mente para a festa: duração, faixa etária dos convidados, estilo, local, data e vibe.


Feito isso, ai vão algumas opções de serviços e comentários.

Se você tiver A PROPOSTA BEM DEFINIDA na sua cabeça, saberá qual deles escolher. Se ainda não tiver, converse com o seu par, com sua equipe de assessoria, revise sua lista de convidados, e a sua escolha para cada item listado acima (duração, faixa etária dos convidados, estilo, local, data e vibe).


Vamos lá?


- Bolo e brinde

Com essa opção, vocês conseguem cumprimentar os convidados após a cerimônia, mas não existe pista-de-dança e nem festa; apenas um prolongamento da celebração, no mesmo local da cerimônia, para um brinde.


- Mini-porções (ou mini-degustações)

Servidas em louças menores (que cabem nas mãos), os convidados podem comer facilmente em pé.

São excelentes opções para que os convidados desfrutem a variedade do cardápio escolhido, sem que seja necessário sentar-se em mesa para jantar.

Essa opção deixa o clima da festa mais despojado, livre e flexível; sem que seja necessário horas e horas de festa.

O ideal desse serviço é que ele não pare. Começa no início da festa e vai até o fim. O convidado terá opção de comer a qualquer momento.


- Estações paradas

Uma boa opção para complementar o serviço volante de mini-degustações. Pode ser uma estação das próprias mini degustações (que estão sendo servidas volante) ou pode ser um complemento ao serviço: uma risoteria ou cevicheria, por exemplo. O cardápio escolhido fica exposto em uma estação parada no salão onde os convidados terão acesso livre e mais liberdade quando sentirem fome.

- Jantar: entrada, prato principal e acompanhamentos

O jantar geralmente está incluido nas festas de quem prefere manter o estilo tradicional e clássico de celebrações. Normalmente servido em estações paradas que incluem saladas, carne, peixe, massa e acompanhamentos.

Note que, neste caso, a quantidade de lugares sentados em mesa deve ser a mesma do número estimado de pessoas presentes já que a tendência será que a maioria dos convidados jante no mesmo momento. Se vocês quiserem uma festa com uma duração bacana para que animação tenha espaço de se prolongar, sugerimos uma recepção com no mínimo 7h de duração. Acabando a cerimônia, 1h de coquetel, depois 1h de jantar e 5h de pista.

- Jantar servido à francesa Geralmente é composto por entrada, prato principal e sobremesa, servidos por garçons em pratos já montados, e com os convidados já sentados nas mesas.

Achamos lindo, chique e só pensamos naquelas fotos dos empratados super bem apresentados; mas verdade seja dita, só indicamos esse tipo de serviço para casamentos menores e com foco maior nos detalhes e momentos.


Um evento com esse escopo, exige um espaço amplo na cozinha para montagem dos pratos, e um aumento do número de garçons.

Além de lugar sentado em mesas para todos os convidados, sugerimos um mapa de lugares para organizar onde cada convidado senta.

A equipe de decoração deve estar em sintonia com o catering para a montagem da mesa. Pratos, quantidade de talhares de acordo com os pratos escolhidos, taças e copos.



// COMO ESCOLHER O CARDÁPIO

O primeiro ponto é observar a duração da festa, o perfil dos convidados e o que vai acontecer durante o evento.

Liste os momentos da festa e o que espera de cada um:


Exemplos:

Welcome drinks: recepção calorosa para os convidados;

Coquetel: explorar opções finger food enquanto todos socializam;

Jantar: explorar pratos que harmonizem com as bebidas e com o clima;

Doces: uma mesa grande, deliciosa, e sobremesas para complementar;

Festa: diversão, conforto e aconchego.



Feito isso, pense nas opções que o buffet apresentou, deguste, e explore a possibilidade de customizar o serviço, para que o cardápio escolhido se encaixe na proposta da festa.

Não esqueça de selecionar opções vegetarianas, além das carnes e peixes.


// Quer fazer bonito e surpreender os convidados? Acrescente um toque aventureiro, sem ser exótico demais. Equilíbrio entre o porto seguro e a ousadia, lembrando sempre que teremos todo tipo de pessoa na festa.

Esse post não é uma receita de bolo. A vibe que você quer viver e passar aos convidados, só depende do casal.

Lembre-se de contratar uma equipe de assessoria para costurar todas as escolhas em um perfeito cronograma. Assim, tudo será guiado com harmonia, em um timing ideal para o que imaginam.


Que seja um dia lindo!


Como escolher o serviço de buffet ideal para o casamento





91 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page